Esclarecimentos sobre reajuste da data-base.

A diretoria do SINDSEGUR vem a público repudiar a conduta antisindical de um grupo de oportunistas que tentam a todo custo desacreditar o valoroso trabalho de representantes do nosso sindicato.

Em uma nota repleta de informações falsas, foi divulgado que o Sindsegur fechou a convenção coletiva a baixo do valor da inflação.

Primeiramente, vale ressaltar que o reajuste da inflação baseado do INPC acumulado até Janeiro de 2023 é de 5,71% e não 5,77 como repassado na referida nota. O valor de de 5,77% é baseado no IPCA, não no INPC.

Segundo ponto importante é que a data-base da nossa categoria é 01 de fevereiro. Portanto, o acumulado para negociação é somente até o mês de janeiro.

Terceiro ponto a ser esclarecido é o reajuste do vale alimentação que passou de R$ 23,00 para R$ 25,00, porém, segundo as informações divulgadas o referido reajuste foi somente de 4,76% mas a informação correta é que o reajuste no vale foi de 8,7%, inclusive com ganho real.

INPC 2023

Mês de referência INPC no mês Acumulado 12 meses Acumulado 2023
janeiro 0,46% 5,71% 0,46%

Diferença entre INPC e IPCA

A sigla INPC corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor. A sigla IPCA corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”.

O IPCA engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.

O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos. Esses grupos são mais sensíveis às variações de preços, pois tendem a gastar todo o seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc.

Porque os críticos ao sindicato não participam das negociações nem das assembleias?

Vale lembrar que a atual diretoria da nossa entidade sindical tem conduzido as lutas em defesa dos vigilantes patrimoniais do RN com zelo e respeito ao patrimônio da categoria.

O problema é que o trabalho desenvolvido pela atual gestão tem contrariado setores que não conseguem esconder a sede pelo poder, por isso tentam de maneira desleal jogar a categoria contra a atual direção do nosso sindicato.

Qual a intenção de algumas pessoas de descredenciar e acusar com inverdades a entidade sindical? A mando de quem e com quais interesses? É bom o trabalhador refletir sobre essas questões cruciais, porque a seu favor é que não é. Afinal, sem a cobertura do sindicato, é óbvio que o trabalhador fica mais suscetível a ataques aos seus direitos e a injustiças.