SRTB admite erros do governo com PIS e prevê revisão em 31/03

Diante das denúncias generalizadas de colegas de diversas empresas, em especial INTERFORT, SEGRUPRO, VIGSEG, entre outras, o Sindicato notificou as empresas e solicitou explicações ao Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRTB/BA.

Das empresas recebemos respostas escritas, alegando problemas no sistema do Ministério do Trabalho.

Do Ministério do Trabalho recebemos um documento constando a seguinte informação: VIGILANTES “O governo verificou um número excessivo de trabalhadores com abono salarial como não habilitado por inconsistências no processamento das informações da RAIS 2020. Estabeleceu que reprocessará as RAIS 2020 em 31/03/2022 visando sanar esta situação.

O trabalhador pode consultar pela CTPS digital ou pelo: 0800 7260207, opção 3 e depois a opção 2. Mas caso ele já tenha a informação que ele consta na RAIS 2020, com mais de cinco anos do primeiro emprego formal em relação a 2020 e que sua média salarial incluindo o 13º salário fica abaixo de dois salários mínimos, ele terá direito ao abono após o reprocessamento. Att. Maurício Nolasco de Macedo – AFT/CPAT/SRTB/ BA – 15/02/2022” Ainda um acréscimo da nossa parte: o governo Bolsonaro deixou os trabalhadores sem o PIS no ano passado, desmontou o Ministério do Trabalho e penaliza, na sua desordem, mais uma vez os trabalhadores. Por favor, fiquem atento ao prazo de revisão dos lançamentos indicados (31/03) e fale com seu Sindicato.