SINDSEGUR parabeniza todas as vigilantes do Rio Grande do Norte neste 8 de março

O SINDSEGUR parabeniza todas as companheiras vigilantes do Rio Grande do Nortes neste 8 de março. Igualdade e respeito às diferenças são bandeiras fundamentais do nosso sindicato. Por isso, a nossa entidade se engaja na luta das mulheres pela igualdade no mercado de trabalho, à vida e o combate a toda forma de violência.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Por conta da crise causada pelo coronavírus, o 8 de Março, será diferente. Esse ano, as mulheres não ocuparão as ruas do Brasil com suas expressivas marchas, mas ocuparão as redes em defesa da vida e combate à violência doméstica, e contra machismo.

Com o mote Mulheres em Defesa da Vida, as mulheres de diversas categorias discutirão, de forma virtual, pautas importantes e que as afetam e atingem diretamente com a pandemia de coronavírus.

Mulheres mais afetadas na pandemia

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, apontam que mais de 7 milhões de mulheres deixaram seus postos de trabalho no início da pandemia, 2 milhões a mais do que o número de homens na mesma situação. A taxa geral do desemprego das mulheres é 39,4% superior à dos homens.

A pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 260 mil pessoas no Brasil, agravou a situação que já era ruim e aumentou a desigualdade entre homens e mulheres na vida e no trabalho, e sem políticas públicas em nenhuma área, elas têm de se virar como conseguem.

O Sindsegur entende que a luta pela igualdade de gênero e contra o machismo é responsabilidade de toda a sociedade, mas parabeniza especialmente as mulheres vigilantes que diariamente lutam por respeito e igualdade de direitos em seus postos de trabalho.

Deixe um comentário