Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Vigilante

Fotos: Taian Marques/Coletivo Foque

O Dia do Vigilante, comemorado no dia 20 de junho, foi tema da sessão solene realizada nesta quinta-feira (27/6) no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O evento proposto pelo deputado estadual Sandro Pimentel (PSol) homenageou essa gloriosa categoria, que no caso dos vigilantes patrimoniais é representada pelo Sindsegur. “Este momento é um marco nesta Casa. É a primeira vez que a Assembleia se reúne em sessão solene para homenagear os vigilantes potiguares. Também é a primeira vez que um vigilante assume a cadeira de deputado estadual. Essa categoria tem uma responsabilidade enorme, precisa a cada dois anos se reciclar, fazer cursos e é uma das profissões que mais cresce, devido à insegurança pública”, afirmou o deputado e vigilante da UFRN.

Ele apontou ainda o risco de vida enfrentado pelo vigilante durante o exercício da profissão e defendeu a inclusão da aposentadoria especial da categoria na Reforma da Previdência que deverá ser votada pelo Congresso Nacional.

O fundador do antigo Sindicato dos Vigilantes, Iran Marcolino Victor, expressou a satisfação da categoria pela importante homenagem. “Somos uma categoria milenar, mas fomos reconhecidos na década de 60. A sociedade precisa ter o entendimento da importância desta atividade, que é responsável pela segurança de valores, segurança de vidas e de patrimônio”, disse, acrescentado que o número de vigilantes supera o de policiais militares no Brasil, conforme os dados do Ministério da Justiça.

Durante a solenidade foram homenageados os vigilantes Aristides Soares Pereira, Carlos Alfredo Gomes da Silva, Cosme Alves Ferreira, Eriberto Teixeira, Francisco de Assis Alves, Gilvan Firmino Nunes, Iran Marcolino Victor, Josenilson Nascimento da Silva, Kléber da Silva Dias e Manoel Marques da Silva Filho, além da vigilante Geiza Raline Felinto Fagundes. Além disso, fizeram parte da composição da mesa o representante da Confederação Interestadual dos Vigilantes do Nordeste, Francisco de Assis Chaves Fragoso, e o coordenador geral do Sindsegur Pablo Henrique.

Das galerias do plenário representantes do nosso sindicato também prestigiaram a merecida homenagem aos vigilantes patrimoniais do RN.