Reunião nos Correios discute sobre o fechamento de bancos postais

A diretoria do Sindsegur acompanhou na manhã desta quarta-feira (25/4) uma reunião do deputado estadual Sandro Pimentel com o superintendente estadual de operações dos Correios no RN, Rodrigo do Patrocínio Medeiros.

Foto: Arquivo/Sindsegur

Em pauta os bancos postais, uma rede de atendimento dos Correios responsável pela prestação de serviços bancários básicos. Durante a reunião o representante dos Correios informou que o fechamento desas agências é uma decisão nacional do Banco do Brasil.

Hoje, o banco postal está presente em 94% dos municípios brasileiros através de 6 mil agências de correios. Segundo Sandro Pimentel, mais de 60% das 167 cidades do nosso Estado são cobertas por bancos postais porque não tem nenhuma agência bancária. “O fechamento das agências vai levar também a fortes prejuízos para as economias dos municípios, onde, em sua maioria, não possuem nenhum outro tipo de correspondente bancário”.

Ao lamentar o fechamento de muitos desses bancos postais, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado chamou a atenção para o fato de que essa situação não prejudica somente a população que precisa do serviço, mas representa o fechamento de postos de trabalho. Na ocasião ele informou que 67 sete vigilantes que atuam nos Correios onde tem esse trabalho de banco postal estão de aviso prévio.

O deputado Sandro Pimentel afirmou aos diretores do Sindsegur que vai marcar uma reunião com a Superintendência do Banco do Brasil e promover audiência pública para tratar sobre a necessidade do banco postal nas cidades do RN. Além disso, a diretoria do nosso sindicato vai buscar o apoio junto a senadores e deputados federais do nosso Estado para manter esses postos de trabalho e evitar demissões.