Vigilantes da Garra deverão receber salários atrasados diretamente da UFRN

Por assessoria de imprensa | Fotografia: Taian Marques

8747

Na tarde desta terça-feira (28/6) a diretoria do Sindsegur participou de mais uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar sobre o atraso de salários na Garra Vigilância.

A audiência mediada pela Procuradora do Trabalho, Izabel Christina Batista Queiróz Ramos, contou com a participação do Pró-reitor de administração da UFRN, Anailson Márcio Gomes, além da diretora de contratos da UFRN, Claudia Varela Ferreira, do representante da Garra, Cristiano Luiz, do coordenador geral do Sindsegur, Francisco Benedito (Bené), juntamente com vários diretores do nosso sindicato.

Durante a reunião no MPT a representante da gestão de contratos da UFRN afirmou que gostaria de repassar o valor contratual diretamente para os vigilantes da Garra, tendo em vista que estes estão com salários e férias em atraso e a empresa não explicou o porquê de não ter pago, já que recebeu as faturas da UFRN em dia.

Diante disso, a UFRN solicitou que a empresa Garra assuma o compromisso de apresentar as planilhas das folhas de pagamento dos trabalhadores, juntamente com as guias de recolhimento fiscal e previdenciário, para que possa ser repassado aos 258 vigilantes.

Os valores bloqueados judicialmente no início do mês de junho somam a quantia de R$ 1.100,000,00 (Um milhão e cem mil reais).

Diante do atraso salarial do mês de maio de 2016, bem como férias e outros direitos trabalhistas dos vigilantes, o MPT recomendou à UFRN que execute a cláusula 3.25.3 do contrato firmado com a Garra, repassando os valores da fatura diretamente aos trabalhadores para pagar salários e demais verbas trabalhistas, como também os repasses previdenciários e fundiários.

Para isso, a empresa Garra deverá apresentar as planilhas com a folha salarial dos meses de maio e junho de 2016, bem como das férias em atraso e as guias de recolhimento (FGTS e INSS) no prazo de cinco dias.

Ainda de acordo com o MPT o Sindsegur, que é o legítimo representante dos vigilantes patrimoniais do RN, deverá acompanhar o pagamento dos trabalhadores por parte da UFRN.

Esta é mais uma das muitas batalhas organizadas pelo Sindsegur em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras. Junte-se à nós e ajude a fortalecer a luta por respeito e valorização profissional. Como bem disse o escritor Victor Hugo, “Vivem somente os que lutam”.

→Confira ata da audiência

ata_2