Direitos garantidos

→ por Assessoria de Imprensa

bene
O Sindsegur (Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes) informa que nesta terça-feira, 28 de maio, será assinada a nova Convenção Coletiva de Trabalho dos vigilantes do RN.

Após dois anos de muita luta a categoria comemora essa grande vitória. Uma conquista de todos os que lutaram e acreditaram no Sindsegur, que apesar de todas as dificuldades nunca fugiu da luta. Apesar das pedradas, a direção do nosso sindicato continuou firme e organizou os vigilantes para a batalha que garantiu reajuste salarial e muitos direitos.

Fique por dentro dos principais benefícios da nova Convenção Coletiva de Trabalho dos Vigilantes, que em breve será publicada na íntegra e distribuída a todos os sócios do Sindsegur.

RECICLAGEM

A partir de agora será 5 (cinco) dias. O vigilante que estiver de folga durante a reciclagem receberá hora-extra. Aqueles que estiverem na escala de plantão receberão o salário normal.

FERIADO

Todo feriado trabalhado será pago em dobro.

PRÉ-APOSENTADO

A partir de 10 (DEZ) anos trabalhando na mesma empresa o vigilante não poderá ser demitido no período de 3 (TRÊS) anos que antecede a sua aposentadoria. Antes esse intervalo era de 2 (DOIS) anos.

FIM DA DESIGUALDADE

A partir de 1º de fevereiro de 2014 todos os vigilantes receberão salário igual. É o ofim da desigualdade que durante anos sacrificou parte da categoria vigilante. Uma vitória histórica de todos os que lutaram junto com o Sindsegur.

RISCO DE VIDA

A nova Convenção Coletiva de Trabalho garante 20% do risco de vida para toda a categoria vigilante. Na próxima data-base, em fevereiro de 2014, será garantido os 10% restantes, totalizando os 30% do adicional de insalubridade assegurados pela Lei 12.740. No caso da lei ser regulamentada antes desta data, os 30% serão pagos imediatamente.

Segundo o coordenador-geral do Sindsegur, Francisco Benedito (Bené), “Isto é mudança pra melhor. O que antes era impossível, hoje é realidade no RN”.

SALÁRIO

O Sindsegur informa que devido a Convenção ter sido fechada no dia 23 de maio, parte das empresas já havia encerrado a folha de pagamento. Por isso, apenas algumas empresas terão o reajuste salarial incluído já no próximo pagamento. No caso das empresas que encerraram a folha de pagamento antes do fechamento da Convenção, o reajuste salarial retroativo a maio será pago integralmente junto com o pagamento do mês de junho já devidamente reajustado, que será efetuado até o 5º dia útil de julho.

OBSERVAÇÃO: A nova Convenção Coletiva de Trabalho garante reajuste salarial retroativo a abril. Neste caso, a diferença relativa ao reajuste do mês de abril será paga em duas parcelas consecutivas junto com os salários de julho e agosto, que serão efetuados até o 5º dia útil nos meses de agosto e setembro. Isto foi resultado das negociações que, além de reajuste salarial, asseguraram direitos fundamentais aos trabalhadores vigilantes do RN. A exemplo do pagamento da hora-extra durante a reciclagem para o vigilante que estiver de folga.

Bené explica que “A Convenção Coletiva não é apenas salário, ela contém mais de 120 itens que representam direitos fundamentais. Então, não adianta o sindicato fazer uma negociação rápida e fácil e no final prejudicar a categoria. Os vigilantes fiquem tranquilos, que ninguém vai perder um centavo”.

O Sindsegur chama a atenção para a categoria vigilante ficar atenta aos pessimistas de plantão, aqueles mesmos que passaram anos remoendo sementes mal plantadas e agora se acham derrotados. A esses inclinados ao derrotismo e covardes vamos responder com a nossa grandeza e coragem de lutadores vencedores que somos.