Audiência pública discute segurança nas instituições financeiras

Por assessoria de imprensa |  Fotografia: Taian Marques

1232

O Sindsegur participou nesta quarta-feira (18/11) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN sobre Vigilância Ostensiva e Dispositivos de Segurança nas Instituições Financeiras.

A audiência que discutiu o Projeto de Lei apresentado pelo deputado George Soares contou ainda com a participação de representantes da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança do Estado, do Ministério Público e da Confederação Nacional dos Vigilantes.

O referido projeto, que deverá ser analisado e votado pela Assembleia Legislativa, determina a disposição de vigilância armada 24 horas por dia em todos os dispositivos bancários instalados no Rio Grande do Norte.

Segundo o coordenador geral do Sindsegur, Francisco Benedito (Bené), “O ponto principal dessa discussão é a necessidade de segurança nas instituições financeiras, onde o cliente que chega no banco é uma potencial vítima de assalto, como no caso da saidinha de banco. A gente vê todos os dias pessoas sendo mortas porque o próprio banco não oferece a segurança necessária aos trabalhadores nem aos clientes”. Em nome dos vigilantes patrimoniais do RN Bené parabenizou o deputado George Soares pela iniciativa de apresentar um Projeto de Lei que trata sobre a questão da segurança.

O diretor de assuntos jurídicos do Sindsegur, Stepheson Ray, falou sobre a importância de implantar uma segurança para os usuários e os trabalhadores. Ele lembrou que há vários projetos similares no Congresso Nacional basicamente com o mesmo texto dessa proposta que está sendo encaminhada no RN. “Hoje o que entendemos como casas lotéricas, correspondentes bancários, cooperativas de crédito, são instituições que funcionam como banco, onde se faz depósito, saque, abertura de contas. No entanto, não há nenhuma segurança nessas agências de correspondência bancária”, declarou Ray, que aproveitou para denunciar casos de segurança clandestina nesse setor.