Seguimos firmes na luta por vacinas para todos os vigilantes do RN

Diariamente nossa entidade está na luta por melhores condições de trabalho para os vigilantes do RN. E desde o inicio da vacinação contra COVID-19, o Sindsegur tem se mobilizado e cobrado dos órgãos competentes inclusão dos trabalhadores em vigilância nos grupos prioritários para vacinação.

No inicio de janeiro de 2021, representantes do Sindsegur protocolaram oficio junto a Secretária Estadual de Saúde do RN (SESAP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal solicitando que a nossa categoria fosse vacinada.

Ofícios protocolados nas secretarias estadual e municipal de saúde

Além de protocolar oficio direto para governadora, Fátima Bezerra, solicitando a inclusão da nossa categoria no plano estadual de vacinação, o Sindsegur também notificou o Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos profissionais da segurança privada do Rio Grande do Norte nos grupos prioritários do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Ofícios protocolados ao Ministério da Saúde e ao governo do RN

[pdf-embedder url=”http://sindsegur.org.br/sindsegur/wp-content/uploads/2021/04/CamScanner-04-10-2021-10.47-2.pdf” title=”CamScanner 04-10-2021 10.47 (2)”]
No inicio de março foi lançada uma nova nota técnica da Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte com o Ministério Público Estadual, Federal, Municipal e com o Ministério Público do Trabalho onde foram inclusos no grupo prioritário para vacinação, os profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, gestores e outros.

A inclusão dos profissionais em vigilância que trabalham diretamente no sistema de saúde já foi um grande avanço, fruto da mobilização da nossa entidade pela vacinação. Porém, a reinvindicação do nosso sindicato é a vacinação para toda a categoria de vigilantes, pois onde quer que esteja trabalhando, seja em hospitais, clínicas, unidades de saúde, bancos ou outros estabelecimentos públicos e privados, são os primeiros a terem contato com o usuário.

Mesmo após vacinação de uma parte da categoria a luta não acabou. No dia 31 de março de 2021, o nosso sindicato realizou um ato público pacifico em frente a governadoria, para denunciar as mortes de trabalhadores em vigilância do RN que ocorreram desde o inicio da pandemia, além de cobrar que a Secretaria Estadual de Saúde direcione esforços no sentido incluir toda nossa categoria nos grupos prioritários do plano estadual de Vacinação contra a Covid-19.

A atividade de segurança privada é serviço essencial de acordo com o decreto federal nº 10.282, de 20 de março de 2020 e o decreto estadual Nº 30.419, de 17 de março de 2021 e os profissionais estão expostos continuamente à doença.

Infelizmente desde o início da pandemia, em março de 2020, muitos profissionais da área de segurança privada se contaminaram e muitos faleceram vítimas da Covid-19. E o Sindsgur está na luta para dar um basta nessa situação.

Portanto, seguimos mobilizados até que toda nossa categoria seja vacinada. Vamos todos continuar seguindo as medidas de proteção e distanciamento social, e mobilizados para que a vacina chegue para todos e todas com a urgência e a brevidade que a situação exige.

Junte-se a nós e ajude a fortalecer o seu sindicato!

Entrevista do coordenador geral do Sindsegur sobre a luta pelas vacinas para os vigilantes