Ato Público na governadoria exige vacina para todos os vigilantes do Rio Grande do Norte

Na manhã desta quarta-feira, 31 de março, o Sindsegur realizou um ato público junto com o Sindicato dos Bancários em frente a Governadoria do Estado do Rio Grande do Norte.

A manifestação teve como objetivo cobrar da governadora, Fátima Bezerra, a inclusão da categoria de vigilantes nos grupos de prioridade do plano estadual de vacinação contra a Covid-19.

Na ocasião, o coordenador geral do Sindsegur, Pablo Henrique, denunciou que desde o inicio da pandemia 13 vigilantes morreram vítimas de coronavirus, 5 somente entre fevereiro e março de 2021.

De acordo com o diretor jurídico, Marcio Lucena, mais de 90% da categoria ainda não foi vacinada no estado do Rio Grande do Norte. Ele ressalta que onde quer que esteja trabalhando, seja em hospitais, clínicas, unidades de saúde, bancos ou outros estabelecimentos públicos e privados, os vigilantes são os primeiros a terem contato com o usuário.

Vale ressaltar, que além de protocolar oficio direto para governadora, Fátima Bezerra, solicitando a inclusão da nossa categoria no plano estadual de vacinação, o Sindsegur também notificou o Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos profissionais da segurança privada do Rio Grande do Norte nos grupos prioritários do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

A atividade de segurança privada é serviço essencial de acordo com o decreto federal nº 10.282, de 20 de março de 2020 e o decreto estadual Nº 30.419, de 17 de março de 2021 e os profissionais estão expostos continuamente à doença.

Nosso sindicato vai continuar cobrando para que a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde direcione esforços no sentido de incluir toda nossa categoria nos grupos prioritários do Plano nacional e estadual de Vacinação contra a Covid-19.