Vigilantes que trabalham em serviços e sistemas de saúde serão vacinados no RN

Diariamente nossa entidade está na luta por melhores condições de trabalho para os vigilantes do RN. E desde o inicio da vacinação contra COVID-19, o Sindsegur tem se mobilizado e cobrado do governo do estado a inclusão dos trabalhadores em vigilância no plano estadual de vacinação.

Nesta semana, a Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte se reuniu com o Ministério Público Estadual, Federal, Municipal e com o Ministério Público do Trabalho para tratar a respeito da nota técnica número 05, que definiu os critérios para vacinação dos profissionais de saúde no Estado.

Nesta nota, foram inclusos no grupo prioritário para vacinação, os profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, gestores e outros.

Para o coordenado geral do Sinsegur, é de extrema importância a prioridade na vacinação para os profissionais de vigilância. “Uma vez que nossa categoria, onde quer que esteja trabalhando, seja em hospitais, clínicas, unidades de saúde, bancos ou outros estabelecimentos públicos e privados, são os primeiros a terem contato com o usuário. A atividade de segurança privada é serviço essencial e os trabalhadores profissionais estão expostos continuamente à doença.” afirmou Pablo.

Vale ressaltar, que além de protocolar oficio direto para governadora, Fátima Bezerra, solicitando a inclusão da nossa categoria no plano estadual de vacinação, o Sindsegur também notificou o Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos profissionais da segurança privada do Rio Grande do Norte nos grupos prioritários do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Protocolo da solicitação ao Ministério da Saúde:

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os vigilantes trabalham continuamente na linha de frente, em hospitais, unidades públicas e privadas que não deixaram de funcionar.

Portando, a inclusão dos profissionais em vigilância que trabalham diretamente no sistema de saúde já foi um grande avanço, na luta pela vacinação. Porém, O Sindsegur vai continuar cobrando para que a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde direcione esforços no sentido incluir toda nossa categoria nos grupos prioritários do Plano nacional e estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Junte-se a nós e ajude a fortalecer o seu sindicato!