8 de março: Parabéns Mulher de Luta!

Por assessoria de comunicação | Ilustração: Rogério Marques

O SINDSEGUR parabeniza todas as vigilantes neste Dia Internacional da Mulher e convida para refletir sobre a necessidade de continuar lutando contra toda forma de exploração e opressão. Especialmente neste momento em que o governo impõe medidas econômicas e políticas que atacam os direitos sociais e trabalhistas.

HISTÓRICO

Desde a greve de tecelãs que estourou em São Petersburgo no dia 8 de março de 1917, até os dias atuais, mulheres do mundo inteiro lutam contra todo tipo de violência praticada pela sociedade machista.

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que a cada 11 minutos e 33 segundos uma mulher é estuprada no Brasil, ou seja, cinco a cada hora. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calcula que por ano são 527 mil tentativas ou casos de estupro consumados no Brasil. A cada ano, em média, em nosso país são assassinadas cinco mil mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países onde mais se matam mulheres no mundo.

Daí a importância de fortalecer ainda mais o grito das mulheres contra a violência doméstica e no ambiente de trabalho. Parabéns neste Dia Especial e vamos à luta!

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,